Uso residencial do S.M.A.R-t


Água Um recurso Natural de valor Inestimável


  - 97% do Total da água no planeta está nos oceanos.


  - Apenas 3 % do total de água disponível é de água doce (Rios, Lagos e Represas).


 - O Brasil possui 12% da água doce do planeta e apesar disso vem apresentando uma crise hídrica sem precedentes.


 - O maior reservatório de SP (Cantareira) teve sua capacidade de regeneração diminuida em 116 % de 2011 a 2014, sendo que a queda na média histórica das chuvas no mesmo período foi de apenas 25%, ou seja a diminuição das chuvas não é o principal vilão da seca nos reservatórios.


​ - O uso irregular do solo, desmatamento das matas ciliares, aterramento e ocupação dos mananciais são os principais fatores da queda da capacidade de regeneração hídrica.


 Consumo de água potável nas grandes cidades


  - Só na cidade de SP se cada habitante utilizar em média 3 x o sanitário ao dia serão gastos aproximadamente 152 milhões de litros de água potável para higienização sanitária a cada dia!


Nossa Proposta é ...


  - Reduzir em quase 100% o uso de água potável para higienização sanitária, reciclando a água gasta no banho de maneira automática, eficiente e com segurança biológica.


1 % ...


 - Se apenas 1 % da população utilizar nosso sistema economizaríamos a cada dia 1,5 milhões de litros de água potável, apenas para higienização sanitária.



Como Funciona o Sistema S.M.A.R-t ?

1 - Disposição física


 - O sistema S.M.AR-t é composto basicamente por dois reservatórios verticais que ficam localizados um dentro da área do box e o outro na parede em cima ou ao lado da caixa acoplada do vaso sanitário. Como estes reservatótios possuem apenas 14 cm de profundidade eles não reduzem o espaço útil da área do box, pois o sistema pode ser colocado na mesma parede do registro do chuveiro ocupando assim um espaço que náo é utilizado pelo usuário.


 - O reservatório externo é conectado à caixa acoplada através de mangueira flexível e também é conectado à caixa de água da residência ou apartamento através de outra mangueira flexível (Isto permitirá ao sistema S.M.A.R-t suprir, de maneira automática, a caixa acoplada do vaso sanitário mesmo na falta de água de reúso em seus reservatórios). Tudo isso sem obras para modificações nas instalações hidráulicas atuais.



2 - Operação


 - O sistema é controlado por um microprocessador, portanto ele opera de maneira independente do usuário e é totalmente autônomo. Uma vez energizado o sistema entrará em Standby (modo de espera) para redução do consumo energético.


 - Quando o usuário abrir o chuveiro o sistema detectará a presença da água acumulada no piso da área do bóx e entrará em operação, realizando a captação desta água acumulada no chão, desde que exista espaço em seu reservatório interno.


- O S.M.A.R-t continuará a captar a água represada no chão, até que a mesma seja totalmente armazenada em seu reservatório, momento este no qual o sistema entrará novamente em standby ou até o momento no qual seu reservatório interno esteja totalmente repleto, ocasião esta na qual o sistema avisará ao usuário através de uma mensagem em seu display de cristal líquido, informando para que o usuário proceda à abertura do ralo do banheiro a fim de liberar o excesso de água acumulada no chão.


 - Sempre que haja espaço disponível no reservatório externo o S.M.A.R-t se encarregará de enviar a quantidade certa de água do reservatório interno para o externo, de maneira autônoma e sem intervenção do usuário.



3 - Tratamento da água


 - Toda água ao ser captada pelo S.M.A.R-t passa por um processo de tratamento físico, químico e biológico.


 - Primeiramente toda água passa por um filtro (lavável e reutilizável) onde são retidas partículas sólidas, pêlos e etc. Através da adição de pastilhas contendo cloro toda água filtrada agora será processada quimicamente através da cloração, o que auxiliará na remoção de contaminantes biológicos.


 - Em seguida ao tratamento químico a água passa por um tratamento biológico através da irradiação com lâmpada germicida ultravioleta (UV-C) com a finalidade de eliminar agentes biologicamente ativos na água (vírus, bactérias e protozoários). 


 - Este processamento ocorre de maneira cíclica a intervalos de tempo estabelecidos pela programação interna do processador com a finalidade de garantir que a água seja tratada continuamente evitando reinfecções e proliferação de agentes biológicos patogênicos. 



4- Utilização da água tratada


 - Toda água, agora tratada, pode ser dispensada para higienização sanitária de maneira eficiente e biologicamente segura, sem intervenção humana, pois ao ser acionada a descarga do vaso sanitário, a caixa acoplada do mesmo passa a ser reabastecida automaticamente pelo sistema S.M.A.R-t, com a água armazenada em seus reservatórios ou com água proveniente da caixa d'água caso o S.M.A.R-t não possua água de reúso em seus reservatórios. (Desta maneira o usuário não corre o risco de ficar sem água para higienização sanitária na falta de energia elétrica ou na falta de água de reúso).


 Qual é o consumo de água no banho e na higiene sanitária ?



consumo_dia.png

consumo_anual.png
banho.png